Atualizações na íntegra pelo twitter (twitter.com/anselmocunha)

4 de mar. de 2010

Democracia?

É do conhecimento dos brasileiros que nesse ano haverão eleições. As programações de tv e rádio serão interrompidas por homens e mulheres que tomarão a palavra para falar dos problemas do governo atual e fazerem promessas suspeitas para o caso de serem eleitos. Promessas essas que são repetidas a cada eleição e que mesmo, na maioria dos casos, não cumpridas por seus declamadores, conquistam a confiança do povo.

Alguns cidadãos realmente interessados não se iludem com promessas vazias, e investigam o passado de seus candidatos a fundo para não desperdiçarem seus votos. Porém, infelizmente, essa é uma parcela mínima da população. O povo está mais interessado nos problemas da moça cadeirante da novela do que no destino de seu país. Pessoas que não se interessam por política deveriam ter o direito de não precisar votar, pois estes eleitores são facilmente iludidos pelas promessas vazias dos candidatos, visto o fato de que não procuram conhecê-los como deveriam.

Se o voto perdesse sua obrigatoriedade, as pessoas que realmente se interessam pelo futuro do Brasil se tornariam a maior parcela dos votantes, e assim, numa reação em cadeia, os políticos com passado sujo não seriam reeleitos, melhorando, com o tempo, o cenário político do país.

6 comentários:

  1. http://2a.guerra.zip.net/arch2010-03-01_2010-03-31.html

    Opinião de verdade, Ansel.
    Realmente, se o voto não fosse obrigatório, talvez a história do país fosse diferente.

    ResponderExcluir
  2. maaazah, n bebe mas tem uma opiniao boa xD

    maliquinho, boa, curti véio, uma hr mostro p/ mais alguém xD

    upas fofa

    ResponderExcluir
  3. o problema é que no papel as idéias são sempre perfeitas....
    'meu medo não é o grito dos maus,mas o silêncio dos bons...'

    ResponderExcluir
  4. Nãó é no papel que as idéias são perfeitas, e, sim em nossa abstração teorica que elas encontram a perfeição. Porem o debate é essencial para a construção de novas idéia, na qual, oxigenizam a sociedade... E não frases prontas de comicios norte americanos, dos anos 60, proferidos por Martin Luther King, onde os objetivos eram bem mais distintos que os nossos.
    Portanto muitas vezes não condizentes com a nossa realidade. Porém eu sou um partidario da idéia de democracia, em que o voto não seja obrigatório, pois a obrigação de votar contradiz na essência o ideal de liberdades democraticas,bastante, difundidas no ocidente.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do texto e do comentário do Aécio!!!!Jovens cabeças!!!!É nesses meninos que o Brasi tem que confiar para crescer com dignidade.

    ResponderExcluir
  6. De fato este post não há muito o que contrariar. Pois de fato a obrigatoriedade do voto difunde a essência real da democracia como diz aecio.
    Mas se você que pensa ser a diferença no voto, pare e olhe.
    Quando você vê um político você vê um ladrão, um salafrário, ou um diamante entre muitos cascalhos. Pensar que uma pessoa possa fazer a diferença numa democracia mascarada pela burocracia e pela papelada, é pensar que um homem pode levantar uma montanha.
    Ainda temos muito a mudar para alcançar uma utopia na democracia mas a escolha de votar ou não seria um excelente começo.

    ResponderExcluir