Atualizações na íntegra pelo twitter (twitter.com/anselmocunha)

13 de mar. de 2010

Amargamassa

Poucas pessoas na atualidade desfrutam do prazer da leitura, por falta de tempo, desinteresse ou descaso, cada vez menos brasileiros mantém esse hábito. O teatro e o cinema apesar dos preços altos, ainda se mantém frequentados por amantes dessas artes. E a música é digna de pena pelo modo como é tratada em nosso país.

Possuímos tantos artistas maravilhosos em nosso Brasil atuando na área da música como Nando Reis, Os Mutantes, os já falecidos Raul Seixas, Cazuza e tantos outros. Porém a mídia divulga apenas criaturas relinchando letras absurdas, sem o menor sentido, que só fazem analogia ao sexo ou a violência, letras sem necessidade de um mínimo de talento para compor. E como muitas pessoas seguem a tv, o rádio e a internet como religião, acreditam que estas criaturas são os verdadeiros talentos.

Podem alegar que gostar dos relinchos é uma questão de gosto, isso é ridículo, só prova o quão forte é a influência da mídia em algumas pessoas. Ontem mesmo li uma entrevista com Beto Callage, dono de uma das maiores agências de publicidade do Brasil, a DCS. A natureza com a qual Beto falava dos sentimentos que inseria nas marcas era incrível, em algumas marcas, de roupa por exemplo, eram imbuídos valores de status, como se a pessoa, por usar aquela marca, se tornasse alguém melhor. E o pior, milhares de pessoas julgam essas informações como verdade absoluta e quem compra a tal roupa acaba tornando-se melhor visto por uma sociedade zumbificada pela mídia.

Não quero que as pessoas comecem a ouvir somente as músicas citadas no post, ou somente o que é contrario a mídia, desejo apenas que elas pensem e façam melhor suas decisões. Quero que reflitam sobre quais são os verdadeiros valores de cada um e os impostos pelos meios que nos envolvem.

22 comentários:

  1. bota a mão na cabeça que vai começaaar, o rebolation tion tion.

    ResponderExcluir
  2. Porra, escreve e se expressa bem pácas !!!
    Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  3. Eu virei um ninja, do Mortal Kombat. Ainda tô na sequela, RELAXA NO BRACH!

    É, MPB, Música da Porra do Brasil.

    -.-'

    ResponderExcluir
  4. conhece S.L.A.Y.E.R.?13 de mar. de 2010, 14:24:00

    "Possuímos tantos artistas maravilhosos em nosso Brasil atuando na área da música como Roberto Carlos, Nando Reis, Os Mutantes, os já falecidos Raul Seixas, Cazuza e tantos outros."

    nunca discordei tanto de uma frase!
    tudo um bando de pseudo intelectuais q pensam q vão mudar o mundo fazendo musica....

    tirando ,claro, o roberto carlos q de intelectual não tem nada e ja passou da ora de morrer faz tempo!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns meu filho!!!!Gostei muito do teu texto, continues escrevendo pq teus assuntos são interessantes.Te amo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Desde que Darwin comprovou que descendemos de um mesmo tronco comum dos macacos, muitas coisas do comportamento humano passaram a fazer sentido. Uma delas é o fato de copiarmos tudo o que fazem a nossa volta. Como os macacos, que vendo outro coçando a cabeça, todos também assim fazem. Ora, não abandonamos nossa natureza primata, só que temos comportamentos um pouco mais elaborados que eles. Organizamo-nos em sociedade e somos dotados de raciocínio crítico (o homem é animal racional e político, segundo Aristóteles). Assim, num raciocínio evolutivo, estamos um pouco na frente dos símios. Acontece que tal evolução não se dá homogeneamente numa visão macro da espécie, de tal forma que é possível encontrar exemplares em diferentes estágios. No pensar aristotélico, teríamos que todos nós somos animais, temos corpo e necessidades fisiológicas. Somos políticos, pois exceto Róbson Crusoé e Matusalém, todos nós vivemos em sociedade. Alguns se adaptando melhor, outros menos, demonstrando aí mais um ponto de diferença entre diversos seres humanos. E por fim, somos racionais. Aqui se encontra a maior discrepância entre os todos nós. Não há dúvidas que todos raciocinamos, o que há é a capacidade que cada um tem de usar esta capacidade, a fim de contestar o que acontece em nossa volta. Como iniciei o comentário, por nossa natureza animal copiamos tudo o que nossos semelhantes fazem. Acontece que precisamos evoluir, irmos além do animal, buscarmos sermos homens, homens completos e evoluídos. Para isso usamos nosso poder racional, contestando aquilo que nosso corpo animal faz. Sendo assim, que nossa razão triunfe sobre nossos instintos, para que possamos marchar rumo ao progresso, e então, um dia, nos tornarmos verdadeiramente seres humanos!

    ResponderExcluir
  7. Eu li Argamassa sahsuahsuahsuahsuashuashuashashausa

    eeeee o/ , comentario inutil shausahusahusahusa

    ResponderExcluir
  8. "zumbificada", não, eu diria "alienada". é incrível como o poder da mídia toma proporções inimagináveis sobre os que se deixam levar pelos ditos padrões da sociedade. parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir
  9. Vivemos num mundo de culto ao Supérfluo,de pessoas movidas por um falso moralismo e com corações sem um senso de sentimento...oq nos resta? nos apegarmos a esse lixo de restos culturais q encontramos pelo caminho,Cultura Inútil
    Lamento pela cultura desperdiçada... desvalorizada que ainda existe e resiste mas poucos enxergam...

    ResponderExcluir
  10. é isso que me envergonha nesse país! sauiheuihsauiewsa

    não sou uma leitora exemplar, mas admiro muito os que ainda restam e adoraria ter esse hábito :) enquanto ao cinema, apesar do preço nao abro mão de jeito algum /o/

    sobre a música nem se fala, né? Nada que a mídia não enfie na cabeça de um povo ignorante..

    obs.: é estranho ler textos feitos por ti sem os emotions hahaha

    ResponderExcluir
  11. A "ignorancia do povo" ou a "manipulação da midia", quem veio primeiro? O cerne dessa contenda passa pelo debate, do significado, entre heteronomia e autnomia substantivos pouco comuns em nosso dia-a-dia, mas de profusa importância na alocação dos individuos na sociedade. Na minha opinião, gosto musical, é uma questão que transcede a midia, como algo "manipulador" e ocultador de uma verdade absoluta, onde estaria uma caixa de pandora, com um vinil sagrado portentor de letras sábias e cultas. Música muitas vezes possui um caráter meramente relaxante, o que de fato, não exclui o seu poder de coesão social e influenciador mas não determinate de uma cultura dominante. Portanto funk não é excludente de inteligência.

    ResponderExcluir
  12. Eu tbm li argamassa xD


    Negócio é comer cu e buceta, e tenho dito!


    Pessoal tem mais pe q escutar o que gosta, gosto é igual braço, tem gente q não tem!

    ^^

    ResponderExcluir
  13. cara, concordo em parte cuntigo sobre musicas populares de muito baixa qualidade nesse país, mas axo que o geito que tu se espreço pareceu mei preconceituoso em relação a isso, por uqe na minha opinião ouvir fank (por exemplo: musica que fala de sexo e violencia) nao diminui a inteligencia de quem nao se deixa influenciar, mas concerteza tem gente que é enfluenciada por tal tipo de letras, gosto é gosto mas podiamos adapitalo a coisas melhores.

    Ta ae meu comentario :D

    ResponderExcluir
  14. Òtimo! sou seu fã!! escreve muito bem! orgulho *-*
    heheh abraço

    ResponderExcluir
  15. concerteza comparar relinchu com funk,foi bem ''pesado'',mas o contexto do texto é bem claro,a manipulação é algo dificil de lidar,as pessoas se fecham em seus ''mindinhos'' e nao se despõem, simplesmente a se aprofundar nos assuntos \õ

    ResponderExcluir
  16. gosto é igual braço, tem gente q não tem!
    [2]

    AaAaAaAaaaaAaHUAHUashuAHSUahuASHUahsuAHSUahsu

    ResponderExcluir
  17. Cara muito bom esse texto, só que há gostos e gostos, ficou meio forte a parte do "Relincho".
    Mas isso nunca vai mudar porque sempre vai ter uma "banda" ou outra droga por vir, já é super antigo, quando eramos menores não havia o É o Tchan e "todo o Brasil era muito fã" então hojé só presenciamos mais á desvalorização de uma cultura pois no cenário MUNDIAL somos vistos como o país das mulheres gostosas ou do carnaval, mas como ser visto de outra forma se a maioria do nosso povo não se esforça para fazer do Brasil uma país melhor, isso só depende de cada um.

    ResponderExcluir
  18. CONCORDO... Alguem pode me dizer qual a função do Big Brother? um bando de merdas, tendo uma vida de deuses, só na putaria, bebida e festa, q não falam NADA de útil e não acrescentam nada a ninguém... ainda são chamados de ídolos pela sociedade! Por favor, as pessoas devem rever seus conceitos! Mas não estou aqui pra colocar "mais lenha na fogueira" mas acho tudo muito certo o q está aqui, argumentaria algumas partes mas...
    ahsuaushaushauhsu

    Curti ^^
    Parabéns!

    PS:Sim! Odeio a televisão brasileira. Odeio qualquer televisão, um meio de comunicação que se tornou inútil! ;)

    ResponderExcluir
  19. conhece S.L.A.Y.E.R.?19 de mar. de 2010, 14:09:00

    ler pra que? tem sempre coisa mais intereçante pra fazer...

    o frota não lê e so o que ele faz é comer cu e buceta!


    até é bom ter gente burra nesse mundo mesmo, afinal imagine uma obra,( obra tipo construindo uma casa não obra literaria e essas putice) nessa obra tem os bem estudiosos (os engenheiros), os menos estudiosos ( os mestres de obras) e os burros e alienados( a piãozada e arigosada ). imagina se nessa obra so tivesse engenheiros, quem é q ia bota efetivamente a mão na massa? NINGUEM!

    resumindo mais ainda, sem a arigosada pra se fude no sol de sabado levantando tijolo e mexendo cimento ( e ganhando um salario de merda por isso) o brasil não vai pra frente!

    hail a burrice e alienação mundial!

    e que cada vez o povo fique mais burro! e meu pau encolha até o joelho!

    ResponderExcluir
  20. Excelente comentário. Hoje nossa sociedade está presa a modismos impostos pela mídia.
    Parabéns.
    p.s: quanto ao Alan E. Aguirre, observando o tanto que ele assassinou a língua portuguesa no seu comentário, tenho lá, minhas dúvidas se escutar FUNK e outros rítmos "bundanescos" não diminui a inteligência e tabém me pergunto: Há inteligência em quem gosta desse tipo de música???

    ResponderExcluir
  21. FUNK=BURRICE
    REBOLEICHON=IGNORACIA
    BIG BROTHER=SEM CULTURA
    Seria tão bom se você pudesse definir uma pessoa simples assim.

    Boa parte das pessoa que comentaram se enchem de razão como se tudo o que elas fizessem fosse CULTURA PURA como se sua vida se resumisse a ler grandes obras ter assuntos sempre “inteligentes” sempre filosofando sobre o infinito e os mistérios da vida.

    Ninguém pode se dizer um livre da mídia
    .
    ROBERTO CARLOS=PESSOA INTELECTUAL
    CAZUZA=POSSIVEL ESCRITOR
    RAUL SEIXAS=VAGA GARANTIDA NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
    Antes a sociedade fosse dividida assim, poderíamos escolher o que gostaríamos de ser apenas escutando musica.

    Contudo FUNK não é burrice MPB não é inteligência.

    Dizer isso é o mesmo que os padres portugueses do século 14 diziam, que os negros não tinham alma, por isso não mereciam a clemência de DEUS.

    Acredito que esse seja o novo pré-conceito do século.

    ResponderExcluir
  22. acho que musica não está apenas no ritmo, ou na popularidade, mas no sentido. A letra é que tem que ter valor, qtas musicas ouvimos por aê com uma 'batida' maneira mas que a letra é uma desgraça, (EX: qtas pessoas não devem cantar aquela musica da entrada da novela das 6hras?)é degradante, horrivel, mas mesmo assim criança devem cantar qdo ela toca na entrada do programa, neste sentido eu concordo que a mídia manipula, exemplo eu acredito totalmente que o BBB faz através da transmissão das senas que eles querem passar de cada participante, formando o bom e mau da situação, acredito que a midia manipula para o publico gostar mais ou menos de cada um lá dentro, e o povo gosta. Qtos casos vemos que as novelas influenciaram crianças em atos imorais, 'pq passa na TV', acho sim que midia é manipuladora, mas cabe a nós mesmo não deixar-nos manipular. Qto as musicas, é ouvindo o que ela diz, não seguindo o ritmo, pq muitas vezes as letras degradam o ser humano, influenciando para uma vida imoral vamos começar a parar de seguir "pq é moda" mas ver o que estamos vivendo, não sou contra ritmo nenhum, nem contra artista nenhum, sou contra musicas ruins!

    ResponderExcluir