Atualizações na íntegra pelo twitter (twitter.com/anselmocunha)

27 de fev. de 2010

Mito federal

Todo ano, milhares de estudantes alcançam a tão desejada vaga em alguma das diversas universidades do Brasil. Conquista essa que trará inúmeros benefícios para o crescimento profissional do estudante. Há porém algumas faculdades que se destacam das outras, são essas as universidades federais.

As universidades federais oferecem gratuitamente aos seus alunos muitas outras atividades além da graduação escolhida, como teatro, grupos de estudo, oportunidade de realizar serviços voluntários, artes marciais e muitas outras. Atividades estas que servem para complementar as aulas e integrar os estudantes entre si e com a sociedade.

Mas antes de alcançar esse lugar incrível é necessário estudar para o vestibular, uma prova de seleção comum, porém coberta de mitos que a tornam um verdadeiro "bicho de sete cabeças", fazendo assim com que centenas de estudantes, intimidados com essas histórias, acabem desacreditados de suas capacidades e desleixem seus estudos, o que reduz, e muito, suas chances de ingresso nessas universidades.

Os interessados nas vagas disponibilizadas pelas unidades federais devem estudar muito, só assim verão que os monstros estão apenas em suas cabeças e que a graduação superior gratuita não é inalcançável, apenas exige dedicação. Um bom regresso às aulas a todos.

8 comentários:

  1. Mito social, está a universidade pública, para as classes sociais mais baixas como para os individuos desprovidos de inquietude e munidos de acomodação. A vaga em um estabelecimento público de ensino superior, para uma pessoa de uma parcela mais pobre da sociedade deve ser encarada como uma luta pela sobrevivência, em um cosmo onde a informação e o conhecimento se transformam, dia-a-dia, em base de uma estrutura social. Portanto se um véu social vociferado desde cedo em escolas, familias e comunidades, que a universidade pública é para os pobres um Golias oprimindo um Davi, então, o que rasga o véu e impede a reprodução da fatal essência do meio ao individuo? A pergunta esposo aos que tem sede de respostas.
    Porem gostaria de expor meu ranso social, e, não neglgenciando a vitória pessoal do estudante, Ricardo Dhamer, que passou em primeiro lugar no concurso vestibular da UFRGS, jovem, no qual certamente terá futuro brilhante na área de medicina; e que se fez vencedor com o apoio da ótima equipe do curso pré-vestibular fleming, um dos mais caros de Porto Alegre. Mas queria, eu, dedicar estas breves linhas a desconhecida Indiara, e ousar dizer que ela tem mais méritos que o primeiro lugar. Pois sendo ela moradora de uma vila, na qual se encontra na av. A. J. Renner, onde meu ônibus passa todos os dias para me levar ao conforto do lar, e portanto ela futura estudante do curso de biblioteconomia na UFRGS. Claro que a dificuldade de passar em medicina é abissalmente maior que a de biblioteconomia. Entretanto aquela faixa escrito bixo na periferia; demonstrou que alguns ideais de luta, do passado e do presente, não são e foram em vão. E o mito federal pode e deve ser quebrado.

    ResponderExcluir
  2. mito ou veridico???
    Sabendo que o mito do vestibular para a universidade federal existe, ou é so umas questam de dedicaçao. Sera algo tao simples, dedicar-se ao estudo e pronto você estara cursando a universidade federal.
    Emtao vamos aos fatos, Pelomenos 70% se não mais dos curços mais concorridos estam sendo cursados por jovens da elite, da assim chamada nata da sociedade. Sendo assim podemos atribuir o ingresso a universidade federal apenas ao estudo e real dedicaçao.Nao estou afirmando que apenas a elite entra nos curços de praxe.
    Contudo vou usar de um argumento mecionado no comentário acima, que jovens de classe baixa de fato passam na univercidade federal. Mas essa exceçao que confirma a regra.Pois infelizmente faculdade federal pelomenos nos curços mais concorridos se tornou coisa de "RICO" e nao oque ela realmente deveria ser para aqueles que nao podem pagar a universidade privada.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda acho que a Universidade ainda carece de algo muito importante... de sair dos seus portões e aproveitar todo o conhecimento que está lá junto para melhorar o meio em que ela está inserida.
    Mas já temos pequenos trabalhos que convergem nessa direção e que um dia serão grandes caminhos abertos para todos...
    E Ancelmo... nada melhor que escrever... escrever... e escrever um pouco mais!
    Sucesso!
    Um grande Abraço

    ResponderExcluir
  4. É absolutamente a coisa estúpida deste país o estudante ter que fazer prova de física e química para entrar numa faculdade de Letras. O processo seletivo de universidades federais beira o ridículo. E, sim, nunca nem prestei vestibular para estas instituições. Graças a Deus, pude pagar por uma faculdade particular, muito boa por sinal, não importa o que as pessoas digam.

    ResponderExcluir
  5. Marifreica não concordo contigo a respeito de não ter conhecimento em outras áreas a não ser a da sua formação. Temos que ter um conhecdimento geral e depois nos especializarmos no que temos aptidão e desejo, senão seremos seres bitolados.Mas cada um tem a sua opinião e respeito a todas.

    ResponderExcluir
  6. Este é o meu garoto, estou orgulhoso, pois os jovens de hoje, não generalizando, não tem opinião própria, são influenciados com facilidade, duas coisas fundamentais em qualquer idade, personalidade e caráter, parabéns filho! Gostei muito do que li no teu blog.

    ResponderExcluir
  7. Concordo que as Universidades Federais são as mais concorridas e que os estudantes que pretendem entrar em uma delas devem estudar bastante. Entretanto não é somente as Federais que oferecem outros tipos de atividades gratuitas, muitas paticulares ja estão disponibilizando aos alunos teatro,grupo de estudo, atividades esportivas etc.
    De qualquer forma, gostei do seu blog.

    ResponderExcluir
  8. Existem faculdades extremamente boas pagas, só para os pobres q fica dificil

    ResponderExcluir