Atualizações na íntegra pelo twitter (twitter.com/anselmocunha)

24 de mar. de 2010

Suspense passageiro

Está previsto para o inverno de 2010 o retorno de algo que estava muito famoso na mesma época do ano passado, a tão falada gripe suína, atualmente chamada de gripe A, H1N1. Doença esta que além de perigosa se tornou absurdamente mais contagiosa na boca do povo, o que acabou gerando mais um monstro.

Estes fatos, que aparecem todos os anos nas televisões do país e ganham repercussão excessiva, são os monstros. Como foi o caso da Geyse e sua microssaia, a já citada gripe suína e seu super poder de contaminação, o aquecimento global e o fim da água potável no planeta, e inúmeros outros casos em que uma notícia corriqueira tomou proporções exageradas.

A gripe suína existe, é perigosa e pode levar a morte, o aquecimento global está ai, derretendo nossas geleiras, mas devemos apenas tentar evitá-los, não deixar de viver por causa deles. Durante o auge do aquecimento global na mídia, as pessoas achavam que a água potável não duraria mais que 10 anos, recebi vários e-mails fazendo previsões catastróficas sobre o fim da mesma. Essas notícias passaram como furacões, trazendo medo à sociedade e pouco depois foram deixadas de lado, como se não passassem de brincadeira de crianças.

Acho que depois de tantos casos parecidos, em que tanto suspense é jogado no ar, deveríamos acordar e não aceitar a informação pronta, deveriamos analizá-las mais friamente para não criar uma sensação de pânico em vão. Pois se estes monstros fossem realmente dignos de tanto alarde, seriam lembrados por muitos e muitos anos, até que se arranjasse uma solução definitiva. Porém são citados somente enquanto dão audiência.

11 comentários:

  1. No meu tempo o portugues tinha paragrafo

    ResponderExcluir
  2. E no meu parágrafo tinha acento.

    ResponderExcluir
  3. A questão nao seria apenas o grande alarme que as pessoas recebem,mas sim o esquecimento desses alarmes,como por exemplo a questao do aquecimento global,as pessoas simplesmente esqueceram disso,porque?pois elas nao dão bola realmente para isso?ou simplismente nao acreditam?
    As pessoas alem de se informarem diviam se concientizar de suas atitudes,aposto que 90% das pessoas que enviaram os e-mails com essas catastroficas previsões simplesmente nao tomaram atitudes nenhuma,todos devem se concientizar e nao esperar as suas noticias prontas.

    ResponderExcluir
  4. Mídia monstro?????
    O caso da Menina Isabela!
    Pessoas total sem noção...poooo deveriam alardiar e protestar sobre algo que lhes diz mais respeito e fosse mais concreto,(NÃO estou defendendo os Nardoni !!!!!)como por exemplo uns senhoores que trabalham no senado na câmara e tal...conhecem caros leitores do IMO???
    então! H1N1 mata? sim,mata,mas o povo se mata por antecipação!

    ResponderExcluir
  5. Voltemos a discutir a famigerada mídia. É tudo uma questão de foco, olhar e examinar. Talvez, a mídia procure o inusitado no cotidiano, entretanto as lentes da televisão vão embora e a realidade continua. Então louvemos o acaso, os quinze minutos de fama, que fragmentam a existência. Enquanto isso escrevemos em mídias sem fama pondo continuidade a nossas vidas, sem o glamour da grande imprensa, mas com a certeza que amanhã acordaremos e teremos os mesmos problemas para serem resolvidos, sendo com ou sem glamour midiatico.

    ResponderExcluir
  6. bom.. o que eu acho disso é que realmente a mídia tem alarmado demais certos assuntos e "esquecendo" de outros assuntos muitas vezes mais importantes.. mas, eu, mesmo assim, nao deixo de economizar agua e fazer minha parte pelo planeta, ou, também, como no exemplo da gripe suina, no inverno nao deixarei de me previnir contra a gripe, ate pelo fato de estar entre os grupos de risco (tenho asma)..

    um caso que lotou toda a mídia faz dois anos e que voltou a tona denovo é o da isabela, e ta me irritando afuzãoo, deu pra bola deles já!

    ResponderExcluir
  7. LIBERDADE DE EXPRESSÃO

    X

    DIGNIDADE DE INFORMAÇÃO

    ResponderExcluir
  8. A discussão em torno da forma como a mídia aborda alguns temas é pertinente, entre tanto, não podemos esquecer que os veículos de comunicação tem a função de informar.Algumas pessoas, incluindo jornalistas, condenam o jornalismo praticado nos dias de hoje, por entender que o principio do jornalismo já não existe mais.Em particular não concordo.Os profissionais apenas se adequaram ao mercado,caso um jornalista insista em produzir e publicar noticias que o publico deve tomas conhecimento ao invés de publicar noticias que o publico quer saber, ele está demitido.E isso é fato, infelizmente. Resumindo, os profissionais apenas estão dançando conforme a musica das grandes corporações jornalisticas!!!

    ResponderExcluir
  9. seguinte, esse alarde todo em torno da gripe A é e ao mesmo tempo não é necessário. não é necessário por ser uma gripe com risco de complicações/morte semelhante à gripe comum. mas ao mesmo tempo vale ter cautela pois por ser um virus novo, a possibilidade de mutações e surgimento de um vírus ainda mais letal existe e é alta.
    a polêmica que a mídia gera é só mais uma maneira de desviar o assunto e mascarar os demais problemas que o país vem enfrentando, seja na política ou problemas sociais, como estamos cansados de ver...
    mas eu não vou tomar a tal da vacina.

    ResponderExcluir
  10. A ignorância do povo me fascina a cada noticia que sai na mídia.
    Concordo plenamente que a mídia usa e abusa de coisas desnecessárias para nos manter ligados a ela.
    Mas no caso do vírus H1N1 se você que brincar ótimo mas pesquise antes de tomar uma decisão tão drástica quanto ignora-lo.
    Claro que ela não é uma nova peste negra que assombrou o século XIV, mas sim ela é perigosa pelos simples fato de que se você não tomar o tão salvador TAMIFLU em 48 horas, peguem seus terços e comecem a rezar caros fieis, pois é só o seu corpo e sua fé contra a doença.
    A séculos médicos e pesquisadores trabalhão para desenvolver remédios e tratamentos para nos manter saudáveis.
    Mas é claro que aqueles que acreditam que vacinas são inibidores cerebrais que tornam as pessoas mais suscetíveis a COCA COLA claro vamos acreditar nisso.

    ResponderExcluir