Atualizações na íntegra pelo twitter (twitter.com/anselmocunha)

19 de mar. de 2010

Preso em nome da liberdade

Falta pouco para a estação do sol nos deixar, mas o calor não nos dá trégua. É só dar uma caminhada pela rua, ou permanecer no sol que o verão mostra que mesmo próximo a sua partida continua forte. Eu, como bom amante do frio, espero ansiosamente pelo nosso inverno gaúcho. Não vejo a hora de tirar do armário os pesados casacos e curtir as frias tardes de domingo no parque da redenção. Há, porém, quem diga que o parque não é mais seguro, quando na verdade, nunca foi seguro de fato.

Há pouco tempo, mais precisamente dia 28 de fevereiro, ocorreu um tiroteio entre adolescentes no parque, o que trouxe preocupação a frequentadores do local, e consequentemente me lembrou de uma antiga polêmica entre os porto-alegrenses, o cercamento da redenção.

O cercado fácilitaria o serviço dos policiais, que fazem a segurança do local, a monitorarem as entradas e saídas do parque, diminuindo a criminalidade. Será mais fácil também prevenir vandalismos, como pixação e depredações, o que acabaria valorizando o parque, e trazendo mais novidades pela parte do governo, que deixaria de gastar tanto em manutenções.

Assim como você, caro leitor, gostaria de me sentir mais seguro nos locais que gosto de frequentar, sejam eles públicos ou privados. Creio que com o cercamento do parque aproveitaremos ainda mais as nossas tardes de domingo na nossa tão amada redenção.

20 comentários:

  1. Eu apóio, acho uma boa mesmo, que fechem tudo como no germania, lah tu vê mendigo batendo punheta no meio do mato? não, shausahushau

    tem q fechar e tirar aqueles vagal q ficam por lah, ficaria um lugar bem melhor...

    soh nao podem reclamar d agnte ir tomar nossa ceva ou vinho por lah

    sahusahusa

    upas

    xD

    ResponderExcluir
  2. Opa!
    Concordo... aliás tdos temos direito de ir nos lugares públicos civilzadamente!

    ResponderExcluir
  3. Depois desse tal tiroteio muita gente começou a se sentir desprotegido dentro do parque, quando na verdade nunca estivemos seguros de verdade.
    Sou contra o cercamento,mas a favor de um aumento no policiamento. Inclusive isso ja deveria ter sido feito antes desse incidente.
    Além do mais não acho que o cercamento iria auxiliar tanto assim o policiamento a ponto de me fazer sentir bem presa la dentro! A velha historia de que o custo é mais alto que o beneficio.

    ResponderExcluir
  4. Selva Urbana!Vivemos num mundo onde os animais demonstram o amor uns pelos outros,enquanto o Homem só se sente realmente HOMEM quando com arma em punho...Loucura?Irracionalidade? Covardia!Senhoras e Senhores.SIM!Ao cercamento Do Parque da Redenção!Sim a População de Bem,Que trabalha,que estuda, paga seus impostos,e que apenas pede por um pouco de Paz e tranquilidade, em um dos locais símbolos mais queridos por todos os Porto-Alegrenses! Se preciso for seremos 'presos' para alcançarmos a Liberdade,Que assim seja!
    Com muita propriedade, escreveu Cecília Meirelles
    "Liberdade – essa palavra
    que o sonho humano alimenta:
    que não há ninguém que explique,
    e ninguém que não entenda".

    ResponderExcluir
  5. queee? eu não sabia disso! imagina a redenção sem os mendigos :O

    enquanto ao frio nem se fala hahahah sincermente, nao sei como eu sobevivi a esse verão.. e espero que esse inverno será frio até não poder mais pra compensar :B (doce ilusão)

    ResponderExcluir
  6. Olha, até não acho má
    idéia, mas grande parte do público 'urubu' que vai lá só vai por que é um lugar meio'trash', sabe, under, e essas gírias homossexuais em outra língua. Acredito que vá se tornar um lugar menos sombrio, o que também vai fazer parte do movimento de renovação do público do parque: pseudo-emos, indies, emos, mendigos,tr00 (blackmetal/deathmetal), elfos, anões, hobbits, orcs, e toda sorte de criaturas de 'O Senhor dos Anéis'... resumindo, parte da 'magia' do lugar vai deixar de existir p'ras criaturas de 15 a 18 anos e outras aberrações mais velhas que a Derci (que o capeta a cultive, pq com aquela boca passou longe do céu)...

    ResponderExcluir
  7. o parque Germânia, como exemplo, desde a inauguração é cercado, mas mesmo assim, é "mal-frequentado". a cerca não impede cidadão algum de entrar no local, porque é público. embora dê uma certa segurança a quem lagarteia por lá, o ideal ainda seria um policiamento adequado e mais intenso pra evitar absurdos como o que aconteceu anteriormente.

    ResponderExcluir
  8. se depende-se de min ja tinha feito um muro de Berlin pah cercar a redenção!!!!!
    tem q cercar e encher de PM pah sentar o cacete nos vadios q vão lá para avacalhar com a redenção!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Preliminarmente, como já havia comentado em textos anteriores, gostaria de ratificar que a questão da criminalidade vai muito além da quantidade de policias, ela está relacionada a políticas de inserção social, de educação e diretamente proporcional a prestação estatal dos direitos fundamentais. A repressão policial é um mero paliativo, quando não uma forma de fomentar ainda mais o estado de violência e insegurança.


    Então, não são policiais, muito menos grades que resolverão o problema da segurança do Pq. da Redenção. Talvez, quem sabe, as grades sirvam de profilaxia daqueles que ali freqüentam, como foi apontado por alguns comentaristas. Só, a eles pergunto: Quem são as pessoas desagradáveis? Os mendigos? Os homossexuais? Talvez os idosos que lá freqüentam gostariam que os “aborrecentes” bêbados de vinho baratos e de má qualidade fossem barrados pelas novéis grades. Talvez os mendigos ficassem muito felizes se as mesmas grades barrassem os “adolescentezinhos” abonados que ficam lá ostentando com soberba seus trajes caríssimos. Pois bem, querer ter grades para “filtrar” (filtro, o removedor de impurezas) os que ali transitam, é de um preconceito e boçalidade imensuráveis. Primeiro tirem “eles” da Redenção, futuramente coloquem “eles” num campo de concentração.


    Assim, nos termos que acima expus, in my opinion posiciono-me DESFAVORAVELMENTE ao cercamento do Parque Farroupilha. Seria isso uma afronta ao nome que esta área ostenta: Parque da Redenção, ou Campos da Redenção como fora antigamente em homenagem a libertação dos escravos do terceiro distrito da capital, simbolizando o avanço da racionalidade sobre o preconceito da escravidão. Por isso, nada de grades para nos trazer uma falaciosa segurança ou ainda para segregarmos ainda mais nossa sociedade.

    Contra os grilhões de qualquer natureza!

    ResponderExcluir
  10. Cercamento do parque? Como uma medida imediatista,concordo. Apesar de que, toda vez que alguém chega para mim e me conta algum fato de violência que sofreu ou presenciou em primeiro momento também acho que a solução é aumentar a segurança, proteger as pessoas e o patrimônio. Mas se fosse a inteção realmente mudar quase totalmente a realidade, a quesstão viraria cultural e de responsabilidade de cada um de nós, juntamente com o Governo. Cada vez que alguém "rabisca", quebra, altera um patrimônio público, está cometendo violência.Cada vez que alguém deixa lixos nos lugares em que passa... Por que não violência? diferente da que vc citou, mas é a atitude. Bom, como vc sou mais uma que sente muita falta da redenção antiga.( nao tão antiga assim...)
    Gostei do teu blog, na medida do possível estarei o acompanhando.

    ResponderExcluir
  11. Concordo tanto que o inverno é ótimo quanto que a redenção deve ser cercada^^

    Olha meu fotolog, é um pouquinho diferente, mas tbm tem umas opiniões minhas, e algumas declarações^^

    www.fotolog.com.br/ritchellifurtado

    Ritchelli

    ResponderExcluir
  12. cara, excelente tópico e de extrema importancia, pois assuntos como estaleiro do sol, reforma do cais do porto e o citado, o cercamento do parque farroupilha sao assuntos muitos polemicos pois mexem com a forte tradicao q existe no estado ro rio grande do sul, nao encontrada em nenhum outro. tem que cercar tudo mesmo e espanta aqueles vagabundo xexelentos q ficam la fazendo barbaridades, é algo fora do script? É, mas fazer o que o governo nao segura os vagabundos atras das grades, entao nós nos cercamos para poder matear de segunda até a domingueira, nao importando o horario. quem aqui nunca quis dar uma banda na "redè" denoite? e dificilmente foi pelo fato de nao ser seguro...
    o caso do tiroteio... ha ha lamentavel, aqueles caras tem q ser matar la no buraco de onde eles sairam!

    ResponderExcluir
  13. Filho querido!!!A cada texto lançado fico surpresa com tua criatividade e seriedade em teu blog. Parabéns meu futuro jornalista, quanto mais tu escreveres , mais estarás desenvolvendo tua criatividade. Bjs!!!Te amo!!!!!

    ResponderExcluir
  14. É verdade...
    o Parque da redenção é um dos poucos lugares que serve como refúgio da agitação da cidade grande.
    é um excelente lugar para passar o fim-de-semana com os amigos e com a família.
    o Parque da redenção precisa se tornar um lugar mais seguro para estas pessoas que buscam estes momentos de lazer com as pessoas que gostam!
    beijão Anselmo.... adorei tua ideia!!!!
    segue em frente.....

    ResponderExcluir
  15. Concordo com o cercamento, acho que é uma das medidas a ser feita.Porém, fica a dúvida, a Germania também é cercada e nem por isso deixou de ter tiroteio lá uns anos atras, acho que tbm é preciso ter um bom policiamento para que haja total segurança ...

    ResponderExcluir
  16. Desde que momento cercamento de um local público é sinônimo de segurança? Com essa pergunta proponho, aos leitores desse blog, um exercicio de refelxão. A segurança transcede a uma simples cerca, que somente traz sensação de coisa citiada e fomenta a política do medo, pois grades não excluem ninguem de entrar.

    Segurança exige políticas públicas de justiça social, entre elas educação e uma econômia sustentável. Portanto reduzir a complexidade do problema, a uma simples arame posto em pé na forma de um muro, é limitar o problema e criar uma abstração fomentadora de preconceitos e que alimentam a famigerda politica do medo. Falo isso, pois é fácil pegar fatos perdidos e generalizar, para se criar um sensação de incomodo, ou, que carregam uma grande carga de interesses excusos. E me retiro com a permissão de citar o mestre Carlos Drummond de Andrade.
    "E fomos educados para o medo.
    Cheiramos flores de medo.
    Vestimos panos de medo.
    De medo, vermelhos rios
    vadeamos."

    E de todos que são a favor do cercamento, quantos ja tiveram problemas de segurança na redenção?

    ResponderExcluir
  17. Mais uma vez a tona a "grande" idéia de cercar a Redenção, me desculpem os que são a favor, mas porra gurizada, já não basta tu tá dentro de cercas em casa??
    Não sei vocês, mas eu sou um cara que infelizmente hj em dia, nao posso ir tanto la , mas que já passou seus "finds" direto pelas bandas do Bom Fim, e só de pensar na "REDE" cercada da uma dor no coração.
    E na boa essa historia de que as cercas vao trazer segurança pra lá é balela! esses acontecimentos lamentáveis, como o de uns domingos atrás, não representa a "VIBE" do lugar, e nem uns pedaços de ferro em volta do parque, ja é uma judiaria os bichos em gaiolas e agora nós?? Porra nada de vocação pra canário!!e ainda, isso resolverá o problema? sim vai resolver, igual ao parque Germânia, o dos boys da banda do Iguatemi, onde os onde se tem problemas com os "BondeZinhos" enchem o saco e fazem merda direto, aquelas pedaços de ferro resolveram um monte!!!
    Por fim acho que tá na hora(faz tempo) de pensar em prioridades, tipo seria tão bom se a educação e a saúde tivessem a importância social dada pruma cerca em volta da Redenção, que e noticia e todos comentam, enquanto setores de suma importância como os citados acima são deixados pra depois.
    Então vivamos dentro de cercas, sejam ideológicas, ou as de ferro mesmo, mas até os bichos presos em cercas desejam a sua liberdade.
    Parque e pra ter mato, gente e ser um espaço de liberdade!

    Ricardo Labres!

    ResponderExcluir
  18. Pois bem cercar ou não a redenção é realmente um enigma
    Não posso dizer que sou contra nem que sou a favor pois ambos os lados tem bons motivos. Mas por outro lado o que seriam as grades do Pq. Da redenção, mero semblante de segurança.
    A única maneira de tornar a nossa querida “redenção” uma lugar seguro como um shopping, seria colocar roletas nas entradas e ate revistas para materiais perigosos, seria irrevogável que seria um lugar onde se poderia usar seu relógio de 200 reais sem se preocupar.
    Mas vamos sair das hipnotizes surreais, e digamos que cerquem a redenção como a “germânia” acho que as barras seria mais uma excludente social do que um fator de segurança.
    Pessoas de baixa renda não se sentiriam a vontade como se sentem hoje em dia na “redenção”.
    Acho que a “magia” se pode ser chamada assim é que a redenção acolhe todos sem descriminar, não importa se esta bem ou mau vestido se você bebe cerveja refrigerante mate ou álcool não identificado, você se sente à-vontade.
    Então eu acho que as barras de ferro iriam tirar isso da “redenção” e não torna-la um parque mágico seguro limpo e utópico.

    PS: joguei fomentar no google ^^

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Sou nascido em PoA mas tive a experiência de morar por 7 anos em São Paulo e lá os grandes parques são todos cercados, assim como é em Nova York ou em Londres e na Europa, o parque do Ibirapuera que é todo cercado, é um verdadeiro oásis de tranquilidade e beleza em meio à cidade, tem as entradas monitoradas, fica aberto até as 22horas e muitos famosos da TV correm e se exercitam lá tranquilamente, inclusive à noite, eu mesmo já vi a Cicarelli e outras menos famosas correndo lá, a cidade é violenta mesmo mas aquele parque todo cercado é um lugar de paz e curtição, pois acaba sendo barato para a prefeitura a sua manutenção. Em Canoas tem o Capão do Corvo ou Parque Municipal Getúlio Vargas, que é um parque tão grande ou maior que a Redenção, ele é todo cercado por muros vazados, e à noite tem muitas pessoas que correm lá e nas noites de verão à noite vão pra lá tomar chimarrão. As pessoas que são contra o cercamento da Redenção, são as mesmas que não são capazes de tomar frente a alguma campanha de melhoria do mesmo ou de ter alguma atitude pessoal para tornar a vida em sociedade melhor, só pensam em motivos bem particulares para participarem de algo, aliás, para criticarem algo sem dar como contrapartida uma outra idéia para ser discutida por todos.

    ResponderExcluir