Atualizações na íntegra pelo twitter (twitter.com/anselmocunha)

28 de mai. de 2010

Nada sensacional

Fico impressionado com os rumos que tomam o jornalismo televisivo em algumas emissoras. Esta área resolveu inovar, e para isso, certas emissoras mandaram seus repórteres para as ruas fazerem ótimos programas de reportagens, como A Liga e Profissão Repórter. Enquanto outras, na tentativa de também evoluir, tirando a bancada apenas diminuiram bruscamente a sua qualidade criando a mais desagradavel, pra não dizer coisa pior, forma de barganhar audiência, o sensacionalismo.

São sempre pessoas irritadas que não suportam ver o povão sofrer que começam a esbravejar de raiva. Gritam, pulam e xingam das formas mais medíocres os suspeitos dos crimes. Não precisam de certeza sobre a informação para sairem berrando aos quatro cantos que se acontecesse com eles fariam justiça com as próprias mãos, gordas e lisas de quem foi criado em apartamento.

Sempre com o mesmo discurso, o discurso que o povo quer ouvir: "Lugar de bandido é na cadeia", "tem que matar um animal desse", "esse sujeito é um canalha"... Qualquer notícia se torna um furo de reportagem nesses programas. A criatura engravatada não precisa de ética, julga sem saber, afinal, é isso que agrada a audiência.

A notícia deveria ser passada de forma imparcial, de forma que o telespectador ouvisse ambos os lados e fizesse suas interpretações. Totalmente o contrario da proposta do programa sensacionalista. Mas esses programas são rentáveis, tem um público-alvo específico, o povo que gosta do que é pré pronto, até mesmo as ideias.

5 comentários:

  1. Mas este do qual o amigo fala infelizmente prejudicou outros grandes programas jornalisticos. Falo do caso do "SBT Rio Grande", antigamente era um dos melhores jornais do RS, mas infelizmente se deixou influenciar por programas desde tipo e hoje se resume a um "repórter" (se é que podemos chamar de repórter) que fica em pé, caminhando pelo cenário vendo as noticias em uma tela plana. Um jornal que anos atras conquistou prêmios como o melhor jornal do Brasil, hoje se resume a um programa sensacionalista. É uma vergonha!

    ResponderExcluir
  2. ééé... realmente, esse tipo de mídia está longe de me agradar. É uma falta de respeito!
    Eu fico pensando, o que há de tão atraente em ver pessoas xingando aos quatro ventos, se aproveitando da vida das pessoas para incentivar o sensacionalismo. Muitas vezes é da vida das pessoas mais humildes, são histórias infelizmente que fazem parte do cotidiano, umas caso de polícia... Por isso que "nao vivo" sem TV a cabo.
    abraço!

    ResponderExcluir
  3. É O JORRNALIXMO VERRDADE, NÉ AMIGO!

    Pior que nem pra rir servem esses imbecis. O que mais me irrita nem é o fato de eles serem péssimos no que fazem. O grande problema é que acabam banalizando várias notícias realmente sérias. Como aquele cara do "Balanço Geral" que, depois do VT de assassinatos na vila por um roubo de galinha, xinga o bandido e joga o sapato pelo estúdio como maneira de "protesto"...
    Patético.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em florianópolis tem um programa assim (não é nacional). E o pior de tudo é o povo alienado que concordam com os xingamentos de pessoas que nem foram julgadas!
    é uma pena que o jornalismo seja ainda mais banalizado do que já é..
    ;/..
    Gostei muito da sua opinião pois nunca tinha pensado no assunto!

    ResponderExcluir
  5. Muito triste!!!! E pensar que assistir estas tragédias muitas vezes śe torna um hábito entre toda a família, inclusive com as crianças presentes.

    ResponderExcluir