Atualizações na íntegra pelo twitter (twitter.com/anselmocunha)

14 de jul. de 2010

Ensurdecedora vuvuzela brasileira

A copa do mundo já acabou e a África do Sul cumpriu muito bem o seu papel como anfitriã. A simpatia do povo, a amaldiçoada Jabulani e as insuportáveis vuvuzelas tornaram a primeira copa do mundo no continente africano inesquecível. O que faltou no evento foi o bom futebol, este apareceu de forma tímida e nas horas mais inesperadas.

As seleções favoritas, com histórico de vitórias, decepcionaram. Jogos parados e sem graça marcaram suas atuações. A Argentina por exemplo, comandada pelo irreverente Maradona, botou medo nos adversários com uma ótima equipe. Mas logo foi violentamente eliminada pela Alemanha que, por sua vez, foi eliminada em seguida, pela Espanha, considerada fraquíssima pelos críticos, mas que mesmo assim consagrou-se campeã mundial. Incrível? Não para quem assistiu as monótonas partidas.

E a nossa seleção, onde fica nessa história? Derrubada nas quartas pela Holanda, a exemplo do que já foi citado. Mas o destaque brasileiro nessa copa não foi o resultado, nem o time, mas sim o técnico. Dunga foi um marco da nossa seleção nessa copa, com suas roupas extravagantes, sua relação explosiva com a imprensa, e principalmente pelos seus convocados, os quais não foram aprovados por milhões de brasileiros que gritavam aos quatro ventos a expressão: "Dunga burro!"

De fato Dunga não atuou da forma que nós gostariamos, afinal não ganhou o mundial, mas não é sensato chamar de burro alguém que em 60 partidas no comando da seleção perdeu apenas 6, empatou 12 e ganhou o total de 42. Teimoso seria um bom adjetivo para ele, pois não convocou os queridinhos do povo, Neymar, Ganso e Ronaldinho Gaúcho. Mas não devemos esquecer que em 2002 Felipão também foi muito criticado por não ter convocado Romário. Contudo, essa foi a copa dos Davis, não dos Golias. Parabéns à Espanha e voltemos ao trabalho.

4 comentários:

  1. É... Somos brasileiros, considerados os melhores do mundo e muitas vezes colocamos a culpa em quem mais aparece. Acho sim, que ele cometeu muitas falhas mas está longe de ser um burro ou vilão da copa. Mania sensacionalista, de achar, numa visão limitada, q a vida é uma novela: com vilões e mocinhos e nada mais.
    Parabéns!
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. isso é muito legal achei muito massa aqui quem fala é o matheus turma 72 do jose garibaldi!!!!

    ResponderExcluir
  3. é achei muito interesante esse ta seguindo um futuroo excelente amei seuu textoo bjxx parabens.. camila turma 72 Jose Garibalde

    ResponderExcluir
  4. iai galera vamo ganha gremio é nois na fita sora vamo ganha renato portalup no gremio agora o gremio sai da zona do rebaixamento !!!
    a e eu achei esse texto muito bala se pudesse ler mais postava mais aqui mais eu n to afim de le nem escreve de novo ae sora uhhhhhhhhhuuuuuuuuuuu
    vamo vamo gremio!!!hehe

    ResponderExcluir