Atualizações na íntegra pelo twitter (twitter.com/anselmocunha)

21 de mai. de 2010

Aluga-se

Ainda faltam alguns dias para o inicio da copa do mundo fifa, mas por aqui, desde a quarta-feira de cinzas, não se fala em outra coisa. Internet, rádio e televisão falam no evento sem parar, e foi justamente num desses que vi as adaptações que tiveram de ser feitas na África do Sul para acomodar os milhares de turistas que irão apreciar o evento. Foram gastos milhões em melhorias no transporte, infraestrutura e, principalmente, segurança no país. Sabemos que em 2014 a copa será no Brasil, e por aqui, como será a feita a maquiagem?

Será que conseguirão esconder o tráfico de drogas, a prostituição, a miséria, as enchentes, as pixações, o vandalismo, a corrupção, a violência, a sujeira, os engarrafamentos, as faltas de educação, de estrutura, de responsabilidade, de respeito e de cultura...? Darão um jeito. Maquiarão o país para o mundo não ver o lixo ao qual estamos acostumados. Pelo menos enquanto durar o evento.

Além de muitos turistas, veremos também em 2014, o dinheiro público, o nosso dinheiro público, sendo investido em algo, em vaidade. Afinal, nossos problemas não são urgentes, mais importante é mostrar ao mundo que tudo está bem. Que a grama brasileira é mais verde, e menos amarela, que a dos vizinhos.

Se o país possui dinheiro o suficiente para bancar um evento tão grandioso como uma copa do mundo, então por que não investe essa quantia para primeiro resolver os problemas internos, os problemas básicos. A nossa política internacional está de cabeça para baixo, querem a todo custo a alcunha de país de primeiro mundo, mas para isso não melhoram a qualidade de vida do povo, só os escondem dos olhos do mundo. Pensam que esconder a poeira embaixo do tapete vai resolver alguma coisa. Deprimente.

12 comentários:

  1. muito certo :~~
    não sei quem teve essa idéia ridicula de trazer a copa pro brasil, pelo amor de deus, tipica idéia de girico!
    até porque a maquiagem sai com água, se eles acham que vão esconder todos os podres tão enganados, vai ter uma fila de gringos sendo assaltados todos dias, fato. que ótima oportunidade proa assaltantes hein? prato cheio! deve ter vindo deles a idéia de trazer a copa pra cá, só pode!

    educação, saúde.. foda-se! nós gostamos é de futebol! (¬¬)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. com as olimpíadas de 2016 foi semelhante: as outras cidades, com o exemplo de Tóquio, não queriam sediar, o povo não queria isso. com certeza tinham consciência do que estaria por vir, e também tinham consciência de que o dinheiro "desperdiçado" com o evento poderia ser usado para investir em infraestrutura para melhorar o seu país.
    no brasil é diferentente. adoramos maquiar as favelas, maquiar toda a pobreza e desigualdade, toda a roubalheira e o dinheiro na cueca, para aparentarmos ser o brasil do carnaval, das praias, das mulheres de bunda grande e, agora, o país da copa. um evento por pura vaidade e para criar uma pseudo-fama entre os países de primeiro mundo.
    deve-se solucionar os problemas da base da pirâmide, antes de tudo. mas como estamos num país tupiniquim, foda-se tudo.
    torço mesmo é pro mundo acabar em 2012. ahtri. ótimo texto, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Por coinscidencia estava discutindo isso com meu professor na aula de Economia hoje. Ele me disse que estava muito feliz ano passado quando se fez o anuncio, mas que hoje esta preocupado. Eu tambem, pois quando se fez o anuncio de que o Brasil sediaria pensei: "Que bom! Vão investir em melhorias nas cidades, como o metro e duplicação das vias!". Mas 1 ano depois pergunto: Onde esta isso, faltando apenas 3 anos? (2013 tem a Copa das Confederações no Brasil)
    Não adianta em 2013 "maquiar" tudo e fingir que esta tudo bonito?
    Estou torcendo sinceramente para que a ameaça da FIFA se concretize, e o Brasil perca o mando da Copa de 2014!

    ResponderExcluir
  5. Eles só querem ser bem vistos por outros países, é tudo assim, um país disputa com o outro pra ver quem sedia melhor, quem tem melhor imagem, mas todos os países tem suas podridões e maquiam de acordo com a necessidade.
    Brasil não é diferente, mas me chama a atenção que é pior! O Brasil sofre, é um país pobre, morre com seus habitantes que o destroem e se auto destroem, o Brasil é o país dos limitados, por isso ainda hesito em dizer que sou brasileiro.
    Ótimo blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Acabei excluindo teu comentário no meu blog sem querer! Quando der comenta de novo, tua opinião tem muita importância ;)

    É Deprimente mesmo. Percebi um tom radical no teu post. Um radical necessário.
    Concordo contigo, até onde vai essa maquiagem? Nosso país é maravilhoso no nosso aspecto mais característico talvez, que engloba nós mesmos: o povo. O Brasil é lindo porque o povo com sua esperança e carisma o fazem ser assim. Mas o resto citado por ti? Concordo, concordo, concordo...

    abraço!

    ResponderExcluir
  7. Vou começar o meu comentário com uma frase que muitos julgaram errada.
    Estou muito contente que a Copa do mundo de 2012 seja no Brasil, claro vou explicar porque da minha opinião tão adversa aos outros comentário do blog.
    Melhorar a saúde, a segurança, as políticas publicas de saneamento e segurança é de fato uma prioridade não uma regalia um luxo que as pessoas desejam mas sim algo que impede uma serie de doenças que poderiam ser evitadas com uma simples água encanada.

    Mas entrando na nossa realidade sabemos que essas coisas não são tão simples de se modificar. Se você acha que vive num conto de fadas e que o governo fará uma reviravolta no Brasil onde não teremos mais pobreza ou vandalismos. Parasse que não vivemos no mesmo pais creio eu. A verdade é que também gostaria de que não houvessem esses problemas aqui no nosso amado Brasil, mas elas existem.

    Contudo a Copa será boa para o Brasil na minha opinião pois, a construção de novos meios de transporte urbano não duram apenas dois messes eles duram anos como é o exemplo do nosso “trensurbe” aqui em Porto Alegre a mais de vinte anos, sem contar o grande aumento do turismo não só durante a Copa mas após ela também. E não se esqueçam as construções ficam, os turistas não levam partes delas com suvenir.

    E pela lei brasileira Prostituição não é crime, então não joguem isso junto com os bandidos e vândalos por favor.

    ResponderExcluir
  8. O único aspecto positivo da copa do mundo para o Brasil, é eliminar de uma vez por todas da mente das outras nações ideias ultrapassadas como ainda andarmos pelados em convívio com os animais, comendo fruta e fazendo orgia usando lindos cocares.
    Pensando bem, quem liga para que os outros pensam?

    O fato é que o dinheiro público talvez não seja usado nem para melhorias na infra-estrutura brasileira na busca de uma boa imagem para o mundo, uma vez que países desenvolvidos estão afim de auxiliar no pagamento destas obras faraônicas.

    Como aconteceu no golpe militar, como aconteceu na construção de Brasília, lá vamos nós criar mais uma dívida externa gigantesca, que vai levar anos para ser paga já que se leva anos até encontrar um governo descente que queira faze-lo.

    ResponderExcluir
  9. Era uma vez um país ideal, ao avesso, onde ele como nação, possuia todos os problemas do mundo e era o sentido de existir de todas as pessoas más e corruptas. Ninguem respeitava ninguem,os polticos eram todos ladrões. Observação, havia uma fabrica de sujeira e sentidos odiosos, que produzia toda a base, para àquela realidade.

    A cultura... com certeza não existia, pois deuses em seu confortavel panteão não gostavam de diversidade e misceginação, então decretavam. A única coisa que acreditavam ser cultura é um tal de movimeno rock 'n' roll, literatura importada e música classica. Sim classica! Pois a palavra suava bem aos ouvidos...

    A criminalidade era extremamente intensa, que não fazia mais sentido trablahar e ser uma pessoa digna, porque era mais facil roubar. Portanto a ética e a moral, daquele país havia se esgotado e se transformado em uma outra coisa ou sentido, que apenas configurava na lente dos outros uma trépida e hostil realidade.

    A falta de educação era latente, as pessoas caminhavam nas ruas sendo cuspidas, xingadas e estropiadas por palvras de baixo escalão. Claro se não fossem roubadas ou agredidas...


    Detalhe ele era um país muito pobre... Tão pobre, que sustentava a liderança de um continente e discutia cargos na ONU e dentro de alguns anos estaria entre a cinco maiores economias do mundo.

    Depois dessa fabula, da existencia de um país, no qual não possuia nome. Porque era perca de tempo nomear algo tão tosco e vazio. Que somente as elites daquela naçao achavam sentido para aquele golem desajeitado.

    Eu termino com minha opinião, qual o discurso, que esta sendo feito? para quem é feito? porque é feito? E qual a verdadeira realidade desse país, ou, qual realidade quer ser vista e construida? Pois perguntas parecem ser mais sensatas do que palavras carregadas de sensação, ou sencionalismo como acusavam Getúlio Vargas e outros ditadores de menor categoria. Bom escolha o termo mais palatavel e adequado a época...

    ResponderExcluir
  10. É aecio, o que chamavam de cultura no país ao avesso eram batidas simples com letras belas e suaves como: "vem amor bate não para com o peru na minha cara, essa é a minha tara", "Eu vou dar minha buceta bem divagarinho mas o que eu quero mesmo é piroca no cuzinho" e "Eu vou tocar uma siririca eu gozar na tua cara"

    Era de fato violento, tiroteios ocorriam diariamente, balas certeiras e perdidas circulavam entre as pessoas, designando a hora de uns partirem e outros sangrarem.

    A educação fazia tanta falta que ao caminhar pelas ruas podia-se ver sujeira por todos os lados, ninguem dava mais que tres passos em direção a lixeira para largar seus lixos.

    Era de fato um país pobre, as pessoas morriam de fome por falta de dinheiro para comprar o que comer. Mas o resto do mundo não precisava saber disso.

    Triste país ideal ao avesso...

    ResponderExcluir
  11. Esqueci de falar dos políticos, os mandantes do país avesso. Eram, em sua maioria homens, donos de belos discursos e semblantes batalhadores. Se diziam, hipocritamente, dispostos a mudar o avesso. Já os bons políticos, esses coitados tinham pouco espaço para falar com o povo, os outros políticos não queriam que a população os visse, mas quando, mesmo assim, os vião, já olhavam com desdem, tinham a mente moldada pela fabrica de sujeira para negar os bons. Quando raramente se elegiam, tentavam lutar, uma andorinha querendo fazer todo um verão. Mas o país do avesso era terra de políticos também ao avesso, infelizmente.

    ResponderExcluir
  12. Aas questões não são tão simplistas assim, o país cediado não "banca" a copa, A Fifa com seus patrocinadores e a iniciativa provada internacional contribui com uma boa fatia do prato... e por um lado a copa do Mundo é "Uma Maravilha" pois assim, obrigam os políticos a fazer um planejamento de infra estrutura no nosso país, coisas que talvez sem a Copa, nunca seria feito.

    ResponderExcluir