Atualizações na íntegra pelo twitter (twitter.com/anselmocunha)

23 de abr. de 2010

Tributo imposto

Todos nós sabemos, ou deveriamos saber, que ao comprarmos um produto, seja ele qual for, já vem inserido, em seu valor, um tributo destinado ao governo. Esse tributo é chamado de imposto, e serve como verba para auxiliar os governantes a trazerem melhorias para seu povo. O problema é que isto é apenas a teoria, e no Brasil, a prática é bem diferente.

Aqui, no nosso país, são cobrados valores absurdos de imposto, chegando a, muitas vezes, passar de 50% o valor do produto. Sendo assim, na teoria seria ótimo, já que esse dinheiro deve ser investido em melhorias, teriamos excelentes escolas, estaduais e municipais, com profissionais bem remunerados e infra-estrutura maravilhosa, o transporte público seria impecável e não haveriam problemas de saneamento básico, consequentemente, a qualidade de vida melhoraria. Porém, estamos no Brasil, e essa é apenas a teoria.

O povo, que deveria receber os benefícios do dinheiro investido em impostos, o ve apenas em jornais, quando estes divulgam mais um escândalo dos governantes como mensalões, lavagem de dinheiro e subornos. Escândalos patrocinados pelo dinheiro público, eis ai o destino dos impostos brasileiros, eis ai a prática.

Pouco se fala desses impostos, raramente falam sobre como seriam os preços caso fosse descontado esse tributo. E até mesmo quando noticiam escândalos de corrupção com dinheiro público, como no caso Arruda, parecem abafar que aquele dinheiro, colocado na cueca, deveria estar nos nossos bolsos, bolsos do povo brasileiro.

10 comentários:

  1. Caro jovem escritor, concordo com suas ponderações, no entanto é importante salientar a diferença entre taxa e imposto. Na realidade são duas modalidades de tributos distintas cada uma com sua finalidade, se não vejamos:
    Imposto: é o que esta embutido no preço de produtos, mercadorias, rendas e em praticamente todas as atividades economicas, destinadas ao governo para formação de seu orçamento. Como bem dissestes não vem bem especificado em muitas situações o que parece ser um proposito.
    Taxa: o que se paga por um serviço a ser realizado pelo serviço publico; taxa de iluminação, taxa de esgoto etc...Ja esta modalidade acompanha nossos pagamentos de agua luz etc... Alias confesso que so recentemente aprendi que existe a taxa de melhorias, ou seja o estado tem o direito de cobrar uma taxa quando faz uma rua asfaltada nova, cobrar pela valorização de seu imovel (incrivel, mas isto esta na constituição de 88)

    ResponderExcluir
  2. se os impostos fossem usados realmente praa melhorias da cidade, ensino, etc, JURO que eu nao me importava de pagar..
    o problema é que os impostos vão pras meias, pras cuecas e enfim, pros jatinhos particulares e tal.. :S

    ResponderExcluir
  3. Marco, muito obrigado pelo conselho, ja fiz as alterações necessarias no texto, agradeço pela correção e pela visita ao IMO.

    Mais uma vez, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Outro exemplo de dinheiro mal aplicado é o do imposto de renda, como foi comentado pelo Luiz Carlos Prates nesse video:
    http://www.youtube.com/watch?v=9N2PbNmR-vA

    Até quando vamos ter de encarar o roubo descarado do nosso dinheiro?
    O sistema que foi criado para ser um circulo onde todos nós somos beneficiados acaba por se tornar uma rua de mão unica, direto para os bolsos dos representantes do povo brasileiro.

    Eu amo esse país.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. pois é!

    sem contar que o Brasil está no Top 5 na lista dos impostos...

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de fazer um comentário mais elaborado, entretanto me falta o devido tempo nesta negra safra de provas.

    Mas, para acalorar as indignações, trago à luz outro fato "curioso":

    Nossa Constituição Federal prevê no seu artigo 153, inciso VII a possibilidade da União instituir o imposto sobre grandes fortunas. Curiosamente, todos os impostos que nossa Constituição permitiu foram criados, EXCETO o imposto sobre grandes fortuna (!!!).

    A instituição dos impostos se dá por intermédio de lei complementar, ou seja, por iniciativa de nossos legisladores federais (senadore e dep. federais). Entretanto não querem eles que tributem as suas "grandes fortunas"!!!

    Nem eu iria querer se fosse rico, mas néééé...

    Enquanto isso segue nosso Brasil, rumo ao Hexa!!!!

    ResponderExcluir
  8. É, concordo com o "Portuga", se todo o dinheiro arecadado dos impostos fossem realmente investidos onde deveriam, eu não me importaria de pagar! Mas é o Brasil, ninguem ta nem ai! Quero ver com a copa, em 2014, quando de dinheiro "aqueles caras" irão levar!

    ResponderExcluir
  9. Estado de minorias, assim, poderia classificar o Estado brasileiro. Onde individuos investidos de poder representativo a partir de votos, proviniente de outros individuos, que apenas figuram no cenario politico atraves de propagandas mostrando seu infortunio com as suas mazelas sendo ilustradas para comover e arrebatar votos. Entretanto, assim, que se constitui o Estado brasileiro, onde a cidadania ficou no limbo e no discurso histórico. Então pagamos impostos para comprar a pipoca, que a copa está próxima...
    VAMOS PARA FRENTE BRASIL SALVE A SELEÇÃO!

    ResponderExcluir
  10. Marco, novamente te agradeço pelas dicas e humildemente me desculpo pelos erros;

    Portuga, infelizmente, meias e cuecas parecem ser os novos cofres do governo pois o dinheiro vai todo para lá;

    Róger, o primeiro passo para mudar isso é tomarmos conhecimento dos fatos, muito obrigado pela dica do video;

    Santos, um dado do qual devemos nos envergonhar;

    Vargas, a fortuna deles é intocável, nossas humildes quantias são brutalmente violentadas, e assim segue-se até o povo acordar;

    Camila, e viva a alienação do futebol, parece que a política do pão e vinho segue firme por essas bandas;

    Aecio, é isso ai, preferem futebol à política, afinal, "política não é a minha praia, sou mais torcer pela minha seleção e me divertir";

    Mais uma vez agradeço a visita de todos ao IMO, voltem sempre.

    ResponderExcluir