Atualizações na íntegra pelo twitter (twitter.com/anselmocunha)

16 de abr. de 2010

Menino homem

Não é fácil, hoje em dia, ver crianças brincando nas ruas, não só nas ruas, é difícil vê-las brincando em qualquer lugar. E, afinal, onde estão as crianças? A resposta é simples, estão na frente da televisão ou, pior ainda, nos shoppings. Já não são mais crianças, são novos consumidores.

O capitalismo, dito selvagem, já não poupa mais nem nossas próles. As crianças não querem mais brincar, brincar é coisa de criança, elas querem ser como os adultos, melhor, querem consumir como os adultos. Maquiagens, video-games, roupas, celulares e tantos outros itens estão substituindo os brinquedos, tão normais nessa fase da vida. E as empresas vão ao delírio, afinal, mais consumidores, mais dinheiro.

Reparem vocês nas propagandas de produtos infantis, raramente há alguém brincando, são sempre crianças interpretando adultos, crianças convencendo crianças de que infância é coisa do passado, cafonice de gente velha, e que o legal agora é ter a botinha da barbie, não mais a boneca.

A minha dúvida, caro leitor, é quanto ao que os pais dessas crianças devem fazer para protegê-las. Trancá-las no porão, onde não há influências externas, ou conversar, como adultos, e adaptá-las ao caos do nosso tempo. Conversar, sem dúvidas, é mais humano.

9 comentários:

  1. apanhar, sem duvidas, é mais humano. hehe

    ResponderExcluir
  2. Crianças sempre foram consumidoras não é porque elas agora vestem a barbie ao invés de brincar com a barbie.
    Ao meu ver não a muita diferença, isso já vem da nossa geração.Uma evolução lógica do capitalismo.
    Só trocaram as peças, antes era a barbie mais a casa mais o carro, agora eh a bota mais o gloss mais o vestido....
    Não saímos do lugar ao meu ver.

    ResponderExcluir
  3. Bah sei lá mas eu sou do tempo em que mertiolate ardia haha...
    Cresci ouvindo que educação vem de casa,mas hoje em dia os pais não tm mais tempo de criar ,de educar os filhos e pior de dar a eles a atenção devida,acham que dando tudo o que eles pedem (e o que não pedem muitas vezes) estarão suprindo as necessidades de afeto! Acontece que na maioria das vezes o apelo desses pequenos é evidente,quase uma súplica! Ai entra o capitalismo ADULTO :( O medo que lhes falte o pão na mesa muitas vezes acaba os matando não de fome mas de ''excesso de acuidade material''
    É uma linha muito tênue sim porém,quem disse que seria fácil??trabalhar e ter filhos,ganhar dinheiro e ao mesmo tempo ter o cuidado de não deixar faltar o afeto de pai/mãe...Olhai para esses pequenos enquanto há tempo,depois de nada adiantará chorarmos por esse mundo que aos poucos nos mostra os claros sinais do final dos tempos!
    é, apesar de todo esse blábláblá -fundamental eu diria- Creio que criança PRECISA viver como CRIANÇA para crescer de uma forma racionalmente equilibrada e se tornar adultos PENSANTES, não apenas meros viventes capitalistas e amantes da superficialidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. ABAIXO A ADULFÂNCIA HAHAHA!
    COISA FEIA MENINA TENTANDO SER MULHERÃO
    E MENINO ACHANDO 'DA HORA' TER FAMA DE PEGADOR NANANANANANANANA TÁ TUDO ERRADO!

    ResponderExcluir
  5. mazah, que tema bom esse, hein? hahaha :D
    espero que daqui a uns anos a moda vire os brinquedos e as crianças voltarem a ser como antigamente :) e tbm espero que nao tenha mais possibilidades das crianças ficarem mais adultas do que já estão, que esse tenha sido o pico e agora "regridam" denovo
    obs.: se continuar assim vou pensar muitas vezes antes de ter um filho saiuhewuisaew ngm merece essas crianças prodigio

    ResponderExcluir
  6. Coisa gostosa, caro blogueiro, é não apenas ler os jornais e revistas diariamente para se informar, mas ter a possibilidade de refletir, sobre atualidades, com um espaço como esse o teu. Em posts curtos e felizmente nada cansativos tu traduz fatos que muitas vezes passam desapercebidos por nós...
    É, tenho um irmão pequeno e penso não só o que eu faria se estivesse no lugar desses pais, mas até onde esse consumisd desvirtuado das crianças vão nos levar. Não é de hoje que se diz que a beleza (o prazer da vida) está nas coisas simples. Bom... Tema polêmico pra se discutir mas muito válido para reflexão. Aqui só fica meu abraço e novamente: meus parabéns pena linguagem simples e objetiva! (hm... é bom sim, as vezes sair da subjetividade do meu blog... rsrsrs).

    ResponderExcluir
  7. A propósito, postei agora um texto menos "subjetivo" rsrs... como tu diz!
    dá uma olhada lá !
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Trancar no porão certamente não é a melhor alterantiva. Afinal, não importa a forma que a sociabilidade toma. O fato que ela é necessaria e primordial para nossa condição como homen.
    Então, se no dito capitalismo selvagem, ele, sufoca a infância com seu consumismo impulsivo, cria-se uma nova forma de interpretar e denominar o que é criança o que é adulto. Portanto com novas contradições.
    Mas o fato, é que vivemos por etapas nossa vida, ora, somos crianças e dependemos de alguem, ora, somos adultos e acolhemos alguem. E nesse caso especifico da sociedade de consumo, na qual, estamos enseridos.Não é estranho imaginar que etapas sejam sacrificadas, em nome da satisfação imediata de desejos daquelas crianças que apenas macaqueam os adultos, pois se pararmos um instante e refletirrmos, perceberemos que o consumo é inerente ao imediato, e aqui esta o cerne da questão, pois vivemos em mundo consumista, portanto imediatista. Devido a isso consumir é satisfazer desejos no momento que emergem de suas vontades. E naquele insatnte, que as crianças brincam de adultos satisfazem seus desejos, que é um dia ser adultos.

    ResponderExcluir
  9. Lidiane, coitado do pedrinho;

    Xan, as crianças sempre consumiram sim, consumiam para se divertir, agora se preocupam mais em ter a maquiagem da moda do que brincar, e isso é algo preocupante;

    L.Fernandez, crianças que perdem a infância tem grandes possibilidades de serem adultos frustrados, isso é um fato;

    Portuga, não precisa deixar de ter filhos, precisa somente educa-los quando os tiver;

    C., mais uma vez muito obrigado pelos elogios e cuida bem do teu irmãozinho, aproveita pra conversar com ele sobre isso quanto tiver oportunidade, assim tudo se resolve sem problemas;

    Aecio, as crianças querem ser como os adultos, isso é natural, mas, de forma alguma, devem desperdiçar sua infância com tal desejo;

    Um muitíssimo obrigado a todos que comentaram ou simplesmente leram o IMO, sou muito grato a todos vocês!

    ResponderExcluir